Seja bem vindo

"Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do Senhor. Bem aventurados os que guardam suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos." Salmos 119:1-5



segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Como fica a situação de quem nunca ouviu o evangelho? Serão salvos ou não?


Esta é uma perguntinha de difícil resposta por causa das inúmeras “interpretações” que muitos pastores, teólogos e outros que tem fé na palavra de Deus dão a esta questão. Porém antes que me julguem, espero que leiam o que postarei e verão que mesmo na contra mão de muitos, minha base é a palavra e a luz da mesma.
Pois bem, como não sou de ficar no muro e não estou aqui para agradar ninguém (muitos falam que todos estão salvos para agradar seus ouvintes) vou direto ao ponto divergente, não dando uma interpretação, porque para mim a palavra de Deus é revelada e não está sujeita a “pensamentos humanísticos ou filosóficos” do que é certo ou errado, moral ou imoral, bom e cruel, justo ou injusto.
Assim como no artigo que fiz sobre se “Quando uma criança morre, ela vai para o céu independente da fé de seus pais?”, vou seguir a mesma linha defendendo a soberania, a justiça, a moral, conhecimento de tudo e plano de Deus, mas é claro, embasado na bíblia!
Muitos, creio que até a maioria dos pastores que conheço, entendem que quem nunca ouviu o evangelho está salvo, pelo simples fato de Deus não levar em conta o tempo de ignorância, com base em Atos 17:30, e assim como este texto, se utilizam de forma errada de Romanos 2:12-16.
Ora, se assim fora, então pra que vamos pregar o evangelho? Pra que vamos enviar missionários? Pra que a bíblia deve ser conhecida, pois o seu conhecimento trará o juízo?! Já que estando todo mundo ignorante com relação à Deus e isto lhes dá a salvação, ao que não “conhecem” de forma objetiva o pecado, o mais correto é deixar do jeito que está e o mundo inteiro será salvo! Errados foram os apóstolos de levar o evangelho, perca de tempo, perderam suas vidas por nada!
Espero que vocês caros leitores, entendam meu posicionamento contrário a este pensamento, pois tais questionamentos seriam levantados caso isto fosse certo! Estes dias mesmo vi uma atéia argumentando contra os evangélicos, e ela levantou muitos destes pontos sendo que ninguém ousou responde-la, pois quem acredita que todos estão salvos sem ouvir a palavra, então é bobagem pregar!
Eu fico vendo é que os filhos das trevas em muitas ocasiões são mais esclarecidos do que os filhos da luz.
Então aqui vai minha resposta! Devemos pregar o evangelho para todos, pois o mundo está perdido!
Atos 17:30 em momento algum está querendo dizer que esta “ignorância” significa “sem pecados”, ou seja, Deus não estava lhes imputando faltas pelo não conhecimento das leis de Deus. O que o texto está falando é que independente do que fizeram, Deus os perdoa caso se arrependam, pois lhes é dirigido agora o evangelho, não importa o pecado, Deus está disposto a reconciliar o mundo consigo através da cruz.
Pegando carona, cito também Romanos 2:12-16, que é um texto que remete a um julgamento para os que não estão debaixo da lei, ou seja, desconhecem a lei de Moisés.
O que muitos fazem é se referir a estes “sem lei” é direcionar isto aos descrentes. Errado, este texto Paulo não estava referindo-se aos descrentes, mas aos crentes, porém não aos que seguem a lei mosaica.
Vemos o versículo 12 já rebate o argumento de quem não tem lei não tem pecado após o sacrifício de Cristo. O Texto diz: “Porque todos os que sem lei pecaram sem lei também perecerão”. Daí para frente até o versículo 16 vemos que os crentes gentios que não seguem a lei mosaica não serão julgados segundo ela, mas segundo o evangelho.
Note que assim como este texto fala de seguir o correto de forma natural, nada mais é que o indício da Nova Aliança que foi abraçada por estes (Jeremias 31:31-34), então não são descrentes, mas crentes que não eram oriundos do judaísmo.
Paulo segue o mesmo raciocínio de Romanos 2:26, onde se fazemos algo certo sem ser dirigidos pelas rigorosas penas da lei, isto é, se fazemos o correto por que nascemos de novo e fazemos por amor à Cristo, então isto nos remete a uma justificação tamanha como se estive agindo sob a Lei mosaica.
Saindo agora deste contexto, vamos para outro mais profundo.
Marcos 16:16 combinado com Romanos 10:10-15 e Efésios 2:11-22 teremos então a completa visão que se deve pregar o evangelho por causa da perdição do mundo.
Tanto quem rejeita como o que nunca ouviu o evangelho, ambos estão perdidos, porém o primeiro se faz inescusável enquanto para o segundo há menos rigor, mas isto não isenta da perdição.
Perceba que, com base nestes textos, o mundo está longe de Deus, separado dele, das promessas, sem Deus! Como alguém será salvo sem Deus? Não há como!
Outro ponto, é necessário crer, quem nunca creu em Jesus, no evangelho já está condenado, logo se não há pregação não há salvação.
Por isto se deve pregar o evangelho, levar as boas novas, e qual é a boa nova. É quem em Cristo Jesus, há salvação, a reconciliação, sem as obras da lei, mas pela graça, na lei de Deus, por seu sangue.
Então você, assim como outros pode pensar, “como Deus é injusto”. Querido leitor, se pensarmos assim, julgaremos Deus por muitas coisas, inclusive a tentação de Adão e Eva por Satanás que já estava aqui na terra. A morte e o pecado da humanidade iniciaram-se lá!
O que devo relembrar (para quem já leu outros artigos meus que falo da soberania divina) é que Deus é soberano.
Ele sabe o que faz. Todas as nações um dia estiveram longe de Deus e apenas Israel perto, sendo que atualmente Israel se distanciou de Deus e a salvação veio para os gentios. Deus foi injusto?
O povo que esperava pelo Messias não o reconheceu e o povo que nunca clamou por ele o recebeu? Este foi um argumento muito debatido na epístola de Romanos, sendo que a resposta foi DEUS É SOBERANO.
Mas, como Paulo também frisou que Deus é poderoso para trazer Israel para ser salvo outra vez (e assim o fará), Ele sabe a época de ascender o fogo do evangelho em uma nação ou povo que não o conhece.
Os tempos e as épocas pertencem a Deus (Atos 1:7), o que devemos fazer é buscar seu Reino e sua Justiça para nós e o mundo.

Antes de mais nada, devo citar também a condição da humanidade sem Deus, Romanos 3:23 diz que todos pecaram e estão fora da Glória de Deus. Gálatas 2:16 diz que homem algum é justificado por obras, mas pela fé em Jesus, pois NENHUMA carne será justificada porque agiu corretamente, mesmo sem conhecer à Deus. Só há um mandamento para a humanidade para ser salva de imediato, está em I João 3:23 que nos manda crêr no unigênito de Deus, quem não crê já está condenado.
Pregue o evangelho, pois o mundo precisa ouvir de você, que é testemunha de Jesus, a salvação. Em nenhum outro ou outra forma para que os homens sejam salvos (Atos 4:12). SÓ JESUS SALVA!
Que Deus vos abençoe e seja um evangelizador.
Lei e a graça, um anula o outro?
Quando uma criança morre, ela vai para o céu independente da fé de seus pais?
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/10/quando-uma-crianca-morre-ela-vai-para-o.html

Não deixem de ir até o final do blog para ver artigos que são os mais acessados.

3 comentários:

  1. Bem,aqui no Brasil eu acredito que quase todos já ouviram uma pregação falar de Jesus,com exceção é claro de tribos isoladas na Amazônia.O fato de só escutar,pode-se dizer que a pessoa já tem um certo conhecimento, porém limitado sobre a palavra, o que já daria para ser julgada segundo os preceitos de Jesus.O fato da pessoa só "ouvir falar" de Deus e suas maravilhas, muitas vezes não é necessário, para realmente crer.É imprescindível que todos conheçam Yeshua em sua ESSÊNCIA,e não só superficialmente.É preciso pregar, testemunhar,louvar,operar prodígios. Ter o caráter mais próximo possível do PAI, já que não somos perfeitos.Só assim teremos a consolidação da igreja e por seguinte, dos filhos de Deus.Um abraço.Esperando pelo próximo post.

    ResponderExcluir
  2. Devemos pregar o evangelho a toda criatura e não ficarmos inventando doutrinas que nos insentam de fazer a obra de Deus. Quem acredita que todos serão salvos mesmo sem conhecer ao Deus verdadeiro, na verdade querem tirar o corpo fora do evangelhismo.

    Que se levantem os atalaias.

    Em breve estarei postando "Macumba evangélica" e "Como fica a condição das pessoas após a morte".

    Deus abençoe-o e valeu o comentário.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado pelo texto, sua posição foi coerente e bíblica. Que Deus continue abençoando-o no nome de Jesus, um abraço do seu irmão Pr Rogério

    ResponderExcluir