Seja bem vindo

"Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do Senhor. Bem aventurados os que guardam suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos." Salmos 119:1-5



quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Vida após a morte! Qual é a situação do que morreu salvo e do que morreu perdido?


Tentarei ser breve e o mais claro possível separando em dois itens, o primeiro falarei da situação do perdido e em segundo da situação do salvo.
Situação do perdido:
Sabemos que o perdido é aquele que se foi sem Deus. Bem, este segundo o evangelho de Lucas 16:20-31 temos a nítida certeza que, os que se perdem não ficam em um estado de desaparecimento e nem muito menos em um lugar temporário para pagar pelos erros e depois ser redimido.
Peço que leiam também o artigo que fiz sobre isto, chamado “Purgatório, existe ou não?”(na parte final do blog relacionarei o link).
Diante deste texto e do artigo citado, não há que se falar que o inferno é aqui na terra, ou seja, quando alguém morre sem Deus, já vai com o destino certo para o inferno.
Sendo o inferno algo temporário, o que será definitivo é o lago de fogo, um lugar para a eternidade, onde serão lançados o diabo, seus demônios e todos aqueles que não tiveram seu nome inscrito no livro da vida (Apocalipse 20:10-15).
Bem, com isto acho que já dá para ir para próxima parte.
Situação dos salvos:
Posso também utilizar como fonte o mesmo texto de Lucas 16:20-31. Vemos ali a pessoa de Lázaro, um salvo que diferentemente do rico, estava no seio de Abraão, um lugar longe do sofrimento, porém não considerado o paraíso.
O seio de Abraão era o lugar onde os salvos iam antes do advento da cruz de Cristo.
Em Efésios 4:8-10 é nos revelado (isto é o que muitos defendem inclusive eu) que durante o curto período entre a morte e ressurreição de Cristo, o mesmo foi ao inferno tomar das mãos do diabo o poder que o mesmo tinha quando o homem caiu, cumprindo o escrito em Colossenses 2:14-15.
Também neste pequeno tempo, Ele estava anunciando sua vitória naquele lugar, ao contrário que muitos pensam, Jesus não foi pregar o evangelho, mas sim anunciar sua vitória tanto para o diabo e seus demônios, como também para aqueles que foram rebeldes as palavras de salvação, desde os tempos de Noé (1 Pedro 3:19-22).
Bem, voltando um pouco, quando se diz “levou cativo o cativeiro”, ora isto nada mais é que Jesus quando desceu ao hades, Ele levou os que estavam no seio de Abraão para o paraíso.
Vemos esta promessa em Lucas 23:43. Cristo não disse que o ladrão estaria no seio de Abraão, mas sim no paraíso. Aqui temos o vislumbramento da superioridade da Nova Aliança em Jesus.
Assim, podemos entender que os que morrem em Cristo Jesus, não vão para o seio de Abraão mais, mas sim para o paraíso, o lugar que Paulo foi arrebatado em 2 Coríntios 12:2.
Uma observação: já li um artigo de uma pregadora que disse que, quando Jesus foi ao inferno tomar do diabo o seu poder, subjulgando à todos (até aqui tudo certo), ela disse uma heresia depois, ao se referir que neste tempo Jesus estava sendo também torturado no inferno.
Isto é um erro grotesco diante do que já foi exposto aqui. Ainda mais que todo o sofrimento cessou quando Cristo disse: “está consumado”, daqui pra frente o que fez foi anunciar sua vitória, expondo os poderes das trevas na cruz, levando cativo o cativeiro em direção ao paraíso e se assentou a destra de Deus.
Voltando ao assunto salvação pós morte, ninguém que morre agora em Cristo vai ficar dormindo espiritualmente!
Quando a palavra diz “dormir” no sentido dos que já se foram em Jesus como em I Coríntios 15:06, precisamos entender que isto se refere ao corpo e não ao espírito.
Em I Tessalonicenses 4:13-18 vemos que esta palavra dormir está ligada ao corpo morto, porém quando Cristo vier nas nuvens para arrebatar seu povo, os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro e depois se dará o arrebatamento dos vivos.
Note que o acima citado só se mostra vinculado ao corpo, ou seja, o corpo será transformado em um corpo imortal.
Em momento algum se fala de um sono espiritual, pois como já dito o espírito vai para Deus, no paraíso, e lá fica aguardando até que o Senhor Jesus mande suar a trombeta da ressurreição.
Após este período então, acontecerá algumas coisas ainda (não vou falar sobre isto pois não é o assunto – leia o artigo “O fim dos tempos”), sendo que depois se cumprirá o escrito em Apocalipse 21 e 22, onde não estaremos mais no paraíso, mas em uma nova terra, com novos céus, a Nova Jerusalém.
Este será destino final para todo crente em Jesus, o Cristo.
Que Deus vos abençoe e esteja sempre aguardando com está esperança.
Artigos relacionados com o tema:

Purgatório, existe ou não?
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/08/purgatorio-existe-ou-nao.html

O Fim dos tempos - Arrebatamento
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/04/o-fim-dos-tempos.html

O fim dos tempos II (a era após o arrebatamento)
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/04/o-fim-dos-tempos-era-pos-arrebatamento.html

Não deixem de ir até o final do blog para ver artigos que são os mais acessados.

15 comentários:

  1. Só não entendi a pasagem em I Coríntios 15:10, parece que não tem nada haver com o conteúdo do parágrafo... poderia explicar?

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo aviso!

    A referência certa é I Coríntios 15:06.

    Valeu.

    ResponderExcluir
  3. Quanta bobagem...não existe pecado, nem inferno, o que existe é Deus e somente Deus.Sujeito que morreu 4 mil anos atrás continua esperndo???QUATROMIL ANOS ESPERANDO, e sem notícias de que haverá fim dos tempos???Vc não se dá conta do absurdo que é isto???? ISTO É ACREDITAR NUM DEUS CAPRICHOSO,BIRRENTO,que deixa vc sentadinho feito uma criança malcriada por MILÊNIOS.PENSEM!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Bem anonimo...

    Não sei que tipo de Deus VOCE criou, o Deus que creio nao foi criado, é Ele o criador e nos deu a bíblia como fonte de sabedoria e resposta.

    O Deus que creio é o da bíblia, e saibas que nao é birrento ou coisa assim.

    Agora, Ele faz as coisas como lhe apraz e devemos nos submeter à Ele. Se voce nao quer se submeter as suas vontades e prefere CRIAR um deus que voce acha que seria o ideal, continue nesta mentira.

    Isto sim é um absurdo e uma bobagem, criar um deus segundo sua mente débil e fraca.

    Deus, o único e verdadeiro é o que é, gostando ou não, Ele nos deu a escolha, eu prefiro obedecer, quem prefere ser um rebelde, já foi alertado de com será o seu final.

    Só nao entendi o esperando. Saibas que quem morreu salvo está com Deus, e quem nao o quis, já está no inferno. Um espera a transformação de todas as coisas inclusive a ressurreição do corpo, enquanto o perdido nao tem mais esperança alguma.

    Saibas que para Deus mil anos sao como um dia, então meu caro, para Ele, passou pouco tempo e Ele é longanimo pois espera que todos se salvem, inclusive voce!

    Nao crie um deus (aprenda o primeiro mandamento), mas sirva o que é Ùnico, vivo e sabe todas as coisas.

    Para terminar, não tente enteder a mente de Deus com a sabedoria humana, pois está é destruída em sua arrogancia, pois Ele refuta a ciencia humana como um nada!

    Aceite à Jesus!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Quem criou este dogma (da IMORTALIDADE DA ALMA)? A religião? A Bíblia?

    ResponderExcluir
  7. Se a alma é imortal (JAMAIS MORRE), como poderá ser aplicada a punição de morte à ela? Como diz o versículo 4 do capítulo 18 de Ezequiel?

    ResponderExcluir
  8. "Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; A ALMA que pecar, essa MORRERÁ" Ezequiel 18:4

    "E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; E O HOMEM FOI FEITO ALMA VIVENTE." Gênesis 2:7

    "...o que sucede aos filhos dos homens, ISSO MESMO SUCEDE AOS ANIMAIS; A MESMA COISA LHES SUCEDE: COMO MORRE UM, ASSIM MORRE O OUTRO, TODOS TEM O MESMO FÔLEGO; e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidade. TODOS VÃO PARA UM LUGAR; TODOS SÃO PÓ e ao pó tornarão. QUEM ADVERTE QUE O FÔLEGO DOS FILHOS DOS HOMENS SOBE PARA CIMA E QUE O FÔLEGO DOS ANIMAIS DESCE PARA BAIXO DA TERRA?" Eclesiastes 3:19-21 (BÍBLIA DE ESTUDO ALMEIDA - Sociedade Bíblica do Brasil)

    ResponderExcluir
  9. Que o fundamento da Teologia Cristã é a MITOLOGIA PAGÃ, não ha dúvida é só prestarmos atenção nos dogmas e iremos descobrir sua origem.
    Quanto haver uma alma ou um espírito imortal, em outras palavras,... que há imortalidade no ser humano,... a Bíblia nos diz de onde surgiu esta semente doutrinária.
    De acordo com Gênesis 3:4 esta semnte doutrinária foi lançada pela serpente: "Disse a serpente à mulher: certamente não morrereis". Esta semente doutrinária enraizou-se de forma a tornar possível a idéia que se o espírito ou a alma dos mortos está viva em algum lugar é possível contactá-la através de uma sessão mediúnica. Até hoje vigora esta mentira, quando um sistema religioso, seja ele qual for, prega ou afirma esta mentira, não corrobora com a verdade.
    A necromancia, ou ainda, a invocação de espírito de mortos é uma prática condenável dentro das Escrituras Sagradas, justamente por ser fruto de uma mentira, ver Levítico 19:31, Levítico 20:27, Deuteronômio 18:9-12, Isaías 8:19-22.
    Independente disso, o que prolongava a vida de Adão e Eva era o fato de terem eles acesso à árvore da vida, após a sua desobediência foi lhes vetado este acesso - Gênesis 3:22. Ainda assim de acordo com Gênesis 5:5, Adão viveu até os seus NOVECENTOS E TRINTA ANOS, após este incidente.
    O inferno como lugar de punição e tormento eterno em fogo, mesmo sendo descrito nos evangelhos, tem base na MITOLOGIA GRECO-ROMANA. Citação extraída do livro História da Civilização - Coleção Sérgio Buarque de Holanda, pag. 68:
    "Nas profundezas subterrâneas dominava, como senhor absoluto e sempre invisível, Hades (também chamado Plutão), que atendia ao misterioso reino dos mortos."
    Citação extraída de "CONHECER FANTÁSTICO - MITOLOGIA GREGA - Arte Antiga Editora - Ano 1, Número 10 - pag. 20.":
    "Hade foi um deus triste, que vivia nas profundezas da Terra e só excepcionalmente subia ao Olimpo. Era o deus dos mortos e seu nome significa "invisível". Seus reinos eram os INFERNOS e foi temido por mortais, heróis e deuses. Ninguém ousava pronunciar seu nome e era, por isso, mais conhecido pelo apelido Plutão que, em grego, significa "rico".
    Seu reino tinha muitos minerais preciosos e no escuro das profundezas chegava um grande rio, o Estige, onde os mortos que podiam pagar uma gorjeta pela travessia ao velho Caronte eram transportados. Diante da entrada, estava o temido cão Cérbero e os três juízes do inferno. As almas eram julgadas e as melhores (raras) eram conduzidas aos Campos Elíseos, com campinas cobertas de flores. Os piores eram conduzidos ao TÁRTARO, situado nas regiões mais profundas, e havia ainda uma zona intermediária chamada de Campo dos Asfódelos. Nos três lugares, os gregos reinavam no tédio e lamentavam a perda da vida."

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. tudo teoria grega enviada no q seria um evangelho limpo kkkkk..Inferno não existe,seios d Abrão muito menos kkkkkkk os que morrem dormem...Simples ninguém vai pra lugar nenhum... Estudem de onde a religião pagão cristão romana veio e viras isto..

    ResponderExcluir
  12. O Espírito dos que morreram em Cristo voltaram para o seu corpo e ganharam um corpo incorruptível e subiram com os arrebatos?

    ResponderExcluir
  13. O Espírito dos que morreram em Cristo voltaram para o seu corpo e ganharam um corpo incorruptível e subiram com os arrebatos?

    ResponderExcluir
  14. O que a bíblia si refere quando diz e deu o mar o mortos que nele havia.ela esta se referindo ao corpo material ou o espiritual

    ResponderExcluir