Seja bem vindo

"Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do Senhor. Bem aventurados os que guardam suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos." Salmos 119:1-5



sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Quem não obedece a Deus, acaba ficando contra Ele!


Jesus mesmo disse que não tem como servir a dois senhores, a de se obedecer a um e aborrecer o outro (Mateus 6:24)!
Devemos ponderar sobre isto com nossas atitudes. Se não estamos seguindo os mandamentos do Senhor, se não estamos fazendo a obra que ele nos comissionou, se não seguimos seus passos, então não estamos debaixo de sua autoridade!
Quando isto ocorre temos que nos conscientizar que não estamos fazendo a vontade de Deus, logo então, estamos do outro lado, militando contra o Senhor.
Não pense que a omissão é um lugar neutro para o crente se “safar” de obedecer à Deus. É tipo “não estou fazendo a vontade de Deus, mas também não estou fazendo a vontade do diabo”. Errado!
Jesus disse que quem não era com ele, ou por ele, era CONTRA ele, pois quem com ele não queria se ajuntar, era então porque queria espalhar (Mateus 12:30).
Um texto que estive analisando estes dias e que posso colocar como base para este artigo, é o texto de I Samuel 15:1-35 e I Samuel 22:6-19 onde vemos claramente a desobediência ao Senhor sendo a causa de uma luta contra este.
No primeiro texto vemos a ordem de Deus sendo dada a Saul que era Rei de Israel para na ocasião, matar ou melhor, exterminar todo povo de Amaleque como sendo o cumprimento de uma promessa desde a saída de Israel do Egito.
A ordem era para matar todos, incluindo mulheres, crianças, bebês, e animais. Não era para ter misericórdia de ninguém.
No entanto, Saul descumpriu a ordem de Deus, perdoando ao rei Agague e não destruindo os despojos ao poupar os que não eram desprezíveis e ainda por cima, o texto de I Samuel 30 mostra que ainda havia sobrado alguns do povo de Amaleque, ou seja, ele não matou todos.
Isto é claro foi mal aos olhos do Senhor, o que culminou na rejeição de Saul e eleição de Davi.
Talvez poderíamos pensar que Deus foi injusto com Saul neste ponto, haja vista os tipos de pecado que Davi cometeu.
Mas antes de tomarmos este tipo de pensamento, devemos entender que Deus conhece o coração, que ao contrário de Davi, o de Saul era desobediente e rebelde para com as vontades e mandamentos de Deus.
O segundo texto citado nos mostra o desconexo entre as atitudes de Saul.
Veja que Saul ao procurar Davi para matá-lo (pois sabia que este foi ungido em seu lugar), passou por um lugar onde havia sacerdotes do Senhor, bem como suas famílias e seus animais. Estes compatriotas de Saul nada tinham haver com os problemas de um com o outro, porém não achando Davi entre eles, perceba o tipo de atitude que o mesmo tomou:
Em I Samuel 22:6-19 vemos Saul efetuando algo que tinha sido ordenado para fazer com os amalequitas, fazendo com os israelitas, ainda por cima um povoado sacerdotal.
Ao não encontrar Davi e não obtendo as respostas que queria com os sacerdotes de Nobe, achando ele que os mesmos eram seus inimigos, Saul manda matar 85 sacerdotes, bem como suas esposas, crianças, bebês de colo, animais, trazendo uma completa destruição aquela população.
Insta observar que este mesmo destino foi traçado aos verdadeiros inimigos de Saul, os amalequitas, sendo que não o fez, o que lhe acarretou sua destituição e rejeição por Deus por não ter cumprido nada do que o Senhor mandou.
No entanto com estes que não eram seus inimigos, que eram do seu povo, não pagãos, Saul manda exterminar tudo e todos.
É claro que Saul ao não obedecer à Deus, acabou por lutar contra este, em outras palavras, “aquele que com Deus não ajunta, lhe faz oposição”.
Fica evidente que quem não faz a obra de Deus em obediência, lhe fará oposição mais cedo ou mais tarde, pois se este rebela-se contra a vontade do Senhor, este estará dando uma tremenda legalidade para satanás agir em sua vida, é uma brecha para o inimigo utilizá-lo em seus propósitos.
Notória fica a decisão do Deus de forma acertada também em tê-lo rejeitado, pois como Deus sabia de todas as coisas, como agia o coração de Saul, ele via ao longe que este não tinha seu coração em retidão para com ele.
Podemos fazer uma distinção do que marcou Davi e Saul. A única diferença era que um tinha o “coração segundo a vontade de Deus”. É simples assim!
Deus não quer pessoas que se contra põe aos seus desígnios, quer pessoas que lhe obedeçam. Ao meu ver, se tem um tipo de gente que Deus odeia é o tal do rebelde. Este nunca obedece de primeira, sempre tende a desobedecer.
Finalizando, deixo este texto de Mateus 21:28-46 onde vemos o que é obediência e a conseqüência da não obediência, assim como foi mostrado neste artigo, o que não obedece é substituído por um que vai fazer as vontades, ou melhor, andar segundo o coração de Deus.
Que Deus vos abençoe e andem sempre nos desígnios de Deus.
Artigos relacionados:
Drogas: um mal que querem legalizar no Brasil:
A bíblia é contra bebidas alcólicas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário