Seja bem vindo

"Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do Senhor. Bem aventurados os que guardam suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos." Salmos 119:1-5



sexta-feira, 16 de março de 2012

Aplica-te à leitura...


Estes dias me deu vontade de fazer um artigo que seria também uma dica, já que muitos tem o acessado e comentado sobre diversos assuntos.

Tenho notado que destes que comentam, as vezes expondo o que pensam mediante o que lhes foi passado de forma errada ou bem rasa, vi um nível baixo de conhecimento gerais (não estou chamando ninguém de burro, pelo amor de Deus, não pensem assim).

Em outras palavras, só se vinculam a determinado assunto, e pior, os conhecimentos que tem do mesmo, são muito fracos e suas fontes são pra lá toscas, sem nexos e sem uma boa base de coerência.

Daí vemos tantos indo por ondas ou ventanias doutrinárias, acreditando em qualquer coisa que se vê ou se lê.

Há pessoas que lêem muito pouco e quando lêem ficam apenas se baseando em alguém, numa teoria ou doutrina e não sai mais disto.

É como um católico que só lê seu livrinho de catequese e não lê a bíblia, ou seja, ele não abre caminho na sua mente para a verdade que a bíblia fala, mas só para o que a “igreja mãe católica” fala.

A palavra de Deus diz para examinarmos tudo e reter o que é bom (1 Tessalonicenses 5:21), por essa razão devemos adquirir o conhecimento através de uma gama de leitura.

Ora, os livros são uma fonte de conhecimento, porém devemos ficar atentos as informações ali contidas, sob um crivo analítico e crítico, traduzindo, “não vá acreditando em tudo que você lê sem primeiro buscar outros pontos de vista”.

Agora imagina isto com relação as coisas da internet. Quantos são os que pegam para si coisas provindas de sites ou vídeos na internet.

Para mim, a internet pode lhe deixar antenado para muitas coisas, porém ela não pode servir para ser à base da cultura e do conhecimento.

Por isto faço um apelo, aprendam a ir em livrarias e comprem livros, vão a biblioteca, conversem com pessoas que gostam e são habituadas na leitura. Leia de tudo, mas é bom sempre ter algumas dicas para não gastar seu tempo e dinheiro em vão.

Caso você não possua condições de comprar livros (estão carinhos) vá a biblioteca, leia lá mesmo ou se puder pegue os livros por empréstimo (para quem não sabe, é quando você retira o livro da biblioteca por um tempo e depois devolve, pode ser de graça ou pagando alguma taxa irrisória).

Outra coisa que me motiva a falar deste assunto é o fato de querer mostrar, que o conhecimento proveniente da leitura nos ajuda em todas as áreas de nossa vida – por isto é bom que em tudo, possamos ter conhecimento. Isto nos ajuda até na forma de evangelizar nas diversas culturas e com diferentes pessoas. Devemos conversar com as pessoas no nível delas para que possam compreender melhor o que estamos expressando, é claro que o Espírito Santo é que faz obra, porém isto não é desculpa para que venhamos ser completamente alheios ao conhecimento geral.

Paulo foi e é um grande exemplo, temos algumas passagens do mesmo onde percebemos que ele tinha conhecimento de diversas áreas, tais como o direito, medicina, filosofia, teologia, antropologia.

É possível ver isto em textos como o de Atos 26:27 onde Festo diz que o muito estudo de livros estava fazendo Paulo delirar – Tito 1:12 Paulo cita uma parte de um texto do filósofo Epimenides – Atos 17:28 cita alguns pensadores gregos.

Insta também falar que Paulo em suas cartas se mostrava uma pessoa bastante culta e sábia, isto porque ele era aplicado à leitura (2 Timóteo 4:13).

Por isso deixo aqui o alerta, se queres crescer, é mister que se jogue ao hábito da leitura. Eu mesmo leio bastante, para crescer profissionalmente, intelectualmente e principalmente na área espiritual, é uma dica nas esferas que precisas crescer com a leitura.

Tenho lido este mês na área espiritual os livros: A excelência da Nova Aliança, de Orton Wiley; Manual de defesa da fé, de Peter Kreeft e Ronald Tacelli; e a Bíblia todos os dias do ano, repetidas vezes (é obrigatório para todo crente) – na área profissional leio este mês: Direito tributário, de Ricardo Chimenti; Teoria geral do processo e processo de conhecimento, de Carlos Barroso; Direito previdenciário, de Marisa Ferreira – na área de conhecimentos gerais tenho lido: Robinson Crusoe (em inglês), de Daniel Defoe; Dicionário filosófico, de Voltaire; hebraico, da Sefer.

Estes livros leio de forma intercalada (o único que leio todos os dia é a bíblia), gasto duas horas (não seguidas) de leitura por dia. Leia sempre e sempre terá bons argumentos!

Finalizo apenas fazendo um desabafo. Acho um ABSURDO alguém que se diz pastor e NUNCA leu a bíblia inteira pelo menos uma vez! É o MÍNIMO que um líder espiritual deve fazer, se não como este levará o rebanho de Deus ao conhecimento com excelência?

Há uma pesquisa que diz que 40% dos pastores nunca leram a bíblia inteira! Isto é preocupante. João 5:39 nos chama a não só lermos, mas EXAMINAR as escrituras, quanto mais um pastor!

Que Deus vos abençoe e aprendam a ter a leitura como um hábito.


Artigos relacionados:
Sou crente e com "orgulho"!
Sede meus imitadores como sou de Cristo.

Confira ao final do blog os artigos mais acessados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário