Seja bem vindo

"Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do Senhor. Bem aventurados os que guardam suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos." Salmos 119:1-5



terça-feira, 24 de julho de 2012

O verdadeiro jejum



Ainda se tem na nova aliança a prática do jejum? Como é o jejum e para que?

Estas questões supracitadas, quero tentar responder através deste estudo a respeito do “polêmico” tema em cheque.

Jejum no dicionário significa “privação”, “restrição alimentar”, “abstenção”. Diga-se de passagem também, que o mesmo pode ser uma restrição auto imposta de algo alimentar, parcialmente ou total.

Há inúmeros textos na bíblia que trata do assunto, mas ficaremos com alguns, principalmente do Novo Testamento, onde as pessoas se perguntam se é ou não necessário, ou até mesmo obrigatório.

Resumidamente respondendo, a prática do jejum para quem foi salvo através de Cristo Jesus não é proibida! Porém, não é obrigatória também.

Se lermos o texto de Levítico 23:32 veremos que antes da Nova Aliança com Cristo, era uma prática obrigatória a ser feita, uma vez por ano para todo judeu. Em hebraico o nome deste dia é Yom Kipur, traduzido por “dia do perdão”, chamado na Bíblia de “dia da expiação”.

Jesus mesmo fez um jejum, não o Yom Kipur, mas um de 40 dias (Lucas 4:2) no qual se retirou para orar.

Em Mateus 6:16-18 temos escrito ali o verdadeiro sentido do jejum, que é para nos chegarmos à um momento de intimidade com Deus, deixando o alimento físico de lado e buscando o alimento espiritual da parte de Deus.

O problema como este texto acima menciona, é que muitos ao jejuarem o fazem para aparecer.

Os fariseus para aparecem santos para o povo, jejuavam não só uma vez por ano, mas sim DUAS vezes por semana. A censura por parte de Cristo à eles, é que estes queriam transparecer para o povo que estavam num período de jejum, e por isso eram mais santos ou melhores do que os outros.

Daí logo vem a nossa mente o escrito em Marcos 2:18-20, onde vemos que não só os fariseus estavam jejuando como também os discípulos de João Batista, ao que os discípulos de Jesus não estavam.

Neste caso vemos que, se o jejum for aplicado com o intuito para a vinda do Messias como no ocorrido, está errado. Pois Jesus é o Messias e já estava com eles.

Ora, o próprio João Batista mais a frente após o batismo de Jesus, deu uma mostra que sua fé deu uma vacilada se Jesus era mesmo o Cristo (Mateus 11:2-6).

O fato é que o jejum é muito bom para uma CONSAGRAÇÃO à Deus e está ligado a individualidade da pessoa, ou seja, o jejum serve para uma reflexão pessoal do indivíduo.

O jejum, como em muitos casos vistos na bíblia, está também ligado numa mostra de necessidade profunda e única de Deus na vida do homem. Tipo, “eu não quero nada que esta terra possa me dá, o que eu necessito, ou meu socorro vem de Ti”.

É também visto como um sinal de humilhação pelo pecado, um arrependimento, uma vontade de “matar a carne”, o domínio que esta exerce sobre ele.

Por fim, o jejum não é um sinal do poder de Deus para expulsar demônios como alguns pensam sobre o escrito em Mateus 17:21.

Jesus estava querendo dizer que a pessoa que não tem intimidade com Deus, que “não está vivendo uma vida no Espírito”, ou seja, é mais carnal do que espiritual, há determinadas forças do mal que exigem que este esteja mais preparado espiritualmente do que um neófito.

Em outras palavras, a pessoa que faz o jejum verdadeiro, que tem em mente a busca de Deus em sua vida, está mais apto para vencer o inimigo, sua fé está mais firme e maior do que outro que não tem essa sintonia com o Senhor.

O jejum sem oração é passar fome!

Termino dizendo apenas que, dá para orar sem jejuar, mas jejuar sem orar é perca de tempo, é o jejum que não agrada à Deus.

Que Deus vos abençoe e que cada dia possas crescer na graça e poder do Senhor.

Artigos relacionados:
O Espírito Santo, nosso GPS:

Como surgiu o Cânon bíblico atual (Bíblia) e por que outros livros não foram inseridos?

http://www.templojovemvirtual.blogspot.com.br/2012/02/importantissimo-como-surgiu-o-canon.html

Devemos guardar o sábado ou o sétimo dia?
http://www.templojovemvirtual.blogspot.com/2012/01/devemos-guardar-o-sabado-ou-o-setimo.html
Por que a maioria dos judeus não aceitou e não aceita a Jesus como Messias?
Pessach, a verdadeira páscoa


2 comentários:

  1. Sabe pastor , não sei o que tá acontecendo comigo , eu orava antes sem cessar , fazia jejuns , mas há cerca de dois meses pra cá não sinto mas a presença de Deus na minha vida , eu falava tipo assim:
    -Deus eu quero te sentir.
    E nada acontecia.Na verdade , nem sei mas o que é Deus, diferente do primeiro amor.Nem leio mais a bíblia.Vivo escutando música secular e me masturbando muito.Outra questão é , como sentir Deus? Tem alguns que choram , outros que oram em línguas e tal. Mas às vezes me flagro em pensamentos e eu me questiono :
    -Será que tudo isso é Deus querendo me falar algo , ou é só pensamento meu?
    Já tive uma visão que eu ia ser missionário , vi criancinhas negras sedentas de alimento e principalmente de Cristo(logo o espírito santo me revelou que era a África) ,daí eu me via ungindo aquele povo , tipo fazendo um ato profético.Logo depois disso , eu chorei feito bebê , e vi que Deus queria me usar pra levar a sua palavra pras outras nações.
    Outro momento sobrenatural que eu tive com Deus , foi num retiro espiritual da igreja , em que numa hora senti os pregos na cruz nas minhas próprias mãos ,e doía e como doía...Daí comecei a gritar muito , foi aí que eu aprendi o verdadeiro significado da cruz.
    O impressionante disso tudo , é que depois de todas essas experiências , eu estou nesse estado.Renunciar as coisas do mundo , e seguir a Cristo ,uma coisa necessária para uma vida espiritual cheia de poder em Jesus.Coisa que eu não estou desfrutando , por tão grande culpa minha. O pecado vem , a consciência pesa , e me sinto um hipócrita diante de tudo isso , pois vou pra igreja e grito glória a Deus , sendo que em mim ainda tem vários espinhos na carne. E está difícil de retirar...

    -Abraço , Pedro Henrique ( 19 anos).

    ResponderExcluir
  2. Pedro Henrique...

    Deixo um link de um texto que fiz recentemente para ti:

    http://www.templojovemvirtual.blogspot.com.br/2012/07/as-diferencas-entre-se-ter-um-espirito.html

    Não seja guiado pelo que vê ou sentes, andar por fé é uma vida no Espírito, a certeza de Deus em sua vida e suas promessas.

    Pelo seu texto vejo que és um crente muito "alma" e pouco espírito, ou seja, muito sinal, experiência e pouca fé.

    Leia o texto que lhe indiquei e busque de Deus seu fortalecimento espiritual e não físico.

    O que é da carne é carne e o que é do espírito é espírito - o pecado ganha força, quando somos muito carnais.

    Ore, leia a bíblia, faça um jejum - a persistência na fé é a marca de quem vence o mundo.

    ResponderExcluir