Seja bem vindo

"Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do Senhor. Bem aventurados os que guardam suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos." Salmos 119:1-5



terça-feira, 16 de outubro de 2012

Jefté sacrificou ou não sua filha? Uma análise do voto.


O texto está em Juízes 11:29-40 onde vemos Jefté, um juiz em Israel, após uma vitória com a ajuda de Deus sobre os amonitas, faz um voto dizendo que o que lhe viesse ao encontro em sua casa, ele ofereceria em holocausto ao Senhor.

Sendo que, o que lhe veio ao encontro após mais uma vitória foi sua filha, única filha, não tinha outro filho também. Esse ao encontra-la rasga sua vestes e chora ao passar para ela o voto que fez. Sua filha aceita e obedece, pede apenas um tempo (dois meses) para chorar sua virgindade junto com sua companheiras.

Acabado o tempo, Jefté cumpre nela o voto e a bíblia termina essa história dizendo que a mesma nunca manteve relação sexual com algum homem e de ano em ano mulheres lamentavam por quatro dias o acontecido.

Bem, com esse resumo do texto, fica a pergunta, afinal, ela foi sacrificada (morta e queimada) ao Senhor, ou esse sacrifício foi outro tipo?

Sabemos que Deus não aceita sacrifícios humanos, tanto que na antiga aliança era animais sacrificados, ao que após o único sacrifício humano para nossa salvação, que foi também divino, nem os de animais são necessários.

Desta forma, podemos dizer que Deus não aceitaria tal voto, por ser algo que afronta sua lei!
Porém mesmo Deus não aceitando, não significa que não foi isso que Jefté fez, talvez por ignorância (não conhecimento da lei divina) ao achar que Deus seguia os mesmos preceitos dos outros deuses (sacrifícios humanos).

Outro ponto de vista levantado, é que não foi feito o sacrifício de morte, mas sim um “sacrifício vivo”, isto é, no caso tem tela, o sacrifício foi a filha de Jefté ter permanecido virgem, não se casado.

Alguns chegaram a esse ponto de vista com relação a parte final, onde há uma grande ênfase nela ter se mantido virgem e ter lamentado sua virgindade também.

O fato é que, isso até seria cogitado se não fosse a fato de Jefté ter dito, “o que me sair primeiro em minha casa, oferecerei como holocausto ao Senhor”. Jefté não fala se é humano ou animal. Poderia estar muito bem pensando num animal que veria de primeiro e seria natural esse sacrifício de morte, porém não o seria se fosse para esse permanecer virgem.

Mesmo se fosse humano, poderia ter vindo primeiro um servo, ou até mesmo sua esposa (que não seria virgem).

Desta forma, podemos concluir que, o mais provável foi um voto precipitado de Jefté, reprovado por Deus, porém cumprido por esse juiz de Israel da época, por ignorância ou desconhecimento da Lei que proíbe sacrifícios humanos.

Vemos mais na frente, que Jefté teve sérios problemas em seu governo e também, em vista de outros juízes, seu comando foi curto.

Há certas coisas na bíblia que não significam que ele aprovou aquilo, mas está escrito para nossa reflexão e entendimento, onde Deus tem sua lei e quando não a conhecemos, temos um tendência a errar achando que estamos fazendo algo correto.

Leia sempre a bíblia, para não cometer erros que Deus nos mostrou para não o fazer.

Não faça votos precipitados ou promessas fora do padrão bíblico, tipo, “se o Senhor fizer tal coisa, vou largar minha esposa”, este é um voto “La Jefte”, ou seja, sem aparo bíblico, pior, contrário a bíblia!

Que Deus vos abençoe e que seus votos sejam com responsabilidade.

Artigos relacionados:

O verdadeiro jejum:

O Espírito Santo, nosso GPS:

Como surgiu o Cânon bíblico atual (Bíblia) e por que outros livros não foram inseridos?

http://www.templojovemvirtual.blogspot.com.br/2012/02/importantissimo-como-surgiu-o-canon.html

Devemos guardar o sábado ou o sétimo dia?
http://www.templojovemvirtual.blogspot.com/2012/01/devemos-guardar-o-sabado-ou-o-setimo.html
Por que a maioria dos judeus não aceitou e não aceita a Jesus como Messias?



6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem, Deus assistou Jefté sacrificar a sua unica filha e diferente do caso de abraão ele consentiu com o crime quando se tornou omisso não impedindo o holocausto, não tem nem desculpa pois dizer que ele não sabia ou que ele não poderia impedir é inaceitavel devido a sua onipresença, onipotencia e a sua onicienscia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso de Abraão foi iniciativa divina, no de Jefté foi humana, quantos erros cometemos e Deus não impede, mesmo sendo onipresente, onipotente e onisciente, são duas histórias narradas e com aplicações diferentes.

      Excluir
  3. Bem Ramirez, no de Abraão o próprio Deus pediu, e era uma prova. No de Jefté Deus não pediu, foi Jefté por sua própria ignorância que o fez.

    Deus sabia e podia impedir, porém o pecado do homem é uma escolha, assim, neste pecado Deus não impediu pois foi pura escolha de Jefté comparar Deus com os deuses pagãos daquela época.

    Há uma grande diferença no ocorrido com Abraão e seu filho, com Jefté e sua filha! No primeiro, Deus falou, no segundo falou o homem que não conhece a Deus, este recebe as consequências do seu pecado, que é uma livre escolha e Deus não impede o homem de pecar, assim como não nos obriga a servi-lo.

    ResponderExcluir
  4. Sabem de nada inocentes. Leiam Lv 27 sobre votos e sacrifícios a fim de aprenderem de uma vez por todas que Deus não aceita sacrifício humano, e quando é o caso de voto dessa natureza existe o resgate previsto para isso.
    Também pesa o fato que nossas traduções desprezaram o significado correto da partícula hebraica "vau" traduzida erroneamente como "e" no português ao invés de "ou".
    Dessa forma, o sacrifício de fato ocorreu, mas como sacrifício vivo, que consistia na dedicação exclusiva da filha virgem ao SENHOR, impedida, dessa forma de um futuro matrimônio e continuidade da descendência de Jefté.
    Simples assim.

    ResponderExcluir