Seja bem vindo

"Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do Senhor. Bem aventurados os que guardam suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos." Salmos 119:1-5



quarta-feira, 28 de novembro de 2012

A natureza da fé



Podemos dizer que fé em geral é uma crença de testemunho ou a certeza da realidade de um objeto invisível. Difere do saber, porque esse se baseia na evidencia dos sentidos, ao passo que a fé aceita o testemunho de outros. Por exemplo: o brasileiro que já esteve na França sabe que existe tal lugar, mas quem nunca esteve lá acredita na existência desse lugar porque aceita como verdadeiro o testemunho de outro que lá estiveram.

O grau da fé depende da natureza do testemunho alcançável. Em alguns casos, o testemunho é tão forte que pode ser igualado ao saber. Em outros, porém, pode ser fraco e até duvidoso.

A fé está relacionada com os três tempos: passado, presente e futuro. A fé no passado requer a crença na história e nos acontecimentos que ocorreram antes de nós. A fé no presente exige que acreditemos que certos resultados seguirão necessariamente determinadas causas. A fé no futuro combina com a esperança.

Se refletirmos por um momento constataremos que a fé se relaciona com todos os aspectos de nossa vida. Arriscamos nossa vida na estrada, crendo na habilidade e na cautela dos que dirigem.

A fé, por vezes, é necessária onde a razão tem dificuldade em compreender. É absurdo o homem afirmar que crê somente naquilo que entende.

A bíblia apresenta duas espécies de fé, a teórica, que chamamos de crença e a fé salvadora.
A fé teórica, obviamente, não é a fé salvadora. O indivíduo pode ter uma boa crença e permanecer mau. Mas os elementos dessa fé estão incluídos na fé salvadora, e sem eles o arrependimento e a fé justificadora serão impossíveis.

A simples crença nos fatos e nas doutrinas cristãos não são suficientes para salvar a nossa alma.

Os demônios creem não somente que há um Deus sábio e poderoso, gracioso em recompensar e justo em punir, mas também que Jesus Cristo é o Filho de Deus, o Salvador do mundo. Assim, vemos um deles declarar: “Bem sei que és o Santo de Deus” (Lucas 4:34). Não podemos duvidar que esse mau espírito cria em todas as palavras do Senhor Jesus.

Esforcemo-nos para que a fé esteja tanto em nosso coração quanto em nossa mente. O nosso conhecimento deve exercer influência santificadora sobre nossos feitos e em nossa vida. Não nos contentemos somente com o conhecimento de Cristo. Além de amá-lo, reconheçamos todos os benefícios que dele temos recebido. Devemos regozijarmo-nos nele, não o conheçamos somente de ouvir falar, mas dirijamo-nos a ele pessoalmente, pedindo lhe graça e misericórdia.

Lutero diz que a vida cristã consiste de possessivos. Uma coisa é dizer que Cristo é o Salvador, outra bem distinta é dizer que Ele é meu Salvador e meu Senhor. O diabo pode até dizer a primeira frase, mas só o verdadeiro cristão pode dizer a segunda.

Assim, a fé que não se apropria da salvação não tem valor algum.

Uma fé salvadora e verdadeira, portanto, não significa apenas concordar com o Evangelho de Cristo, mas também ter plena confiança nos méritos de Sua vida, morte e ressurreição.

Que Deus vos abençoe e permaneçam numa fé salvadora, caso ainda esteja em uma mera crença, é tempo de tomar uma decisão!

Artigos relacionados com o tema:
Os dons do Espírito e o batismo no Espírito Santo
http://templojovemvirtual.blogspot.com.br/2012/08/os-dons-do-espirito-e-o-batismo-no.html
Enchei-vos do Espírito:
A importância da ressurreição de Cristo Jesus
Vida após a morte:
Jesus é Deus ou não?
Purgatório, existe ou não?
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/08/purgatorio-existe-ou-nao.html

O Fim dos tempos - Arrebatamento
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/04/o-fim-dos-tempos.html

O fim dos tempos II (a era após o arrebatamento)
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/04/o-fim-dos-tempos-era-pos-arrebatamento.html

Não deixem de ir até o final do blog para ver artigos que são os mais acessados

Nenhum comentário:

Postar um comentário