Seja bem vindo

"Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do Senhor. Bem aventurados os que guardam suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos." Salmos 119:1-5



terça-feira, 12 de março de 2013

O arcanjo Miguel é Jesus?



Alguns “estudiosos” da bíblia como as Testemunhas de Jeová e a igreja Adventista do Sétimo Dia, defendem esse entendimento.

No entanto, até eles percebem que Miguel não tem as qualidades de Cristo e dizem que em certas passagens é um arcanjo e em outras é Cristo.

Imagine só, Cristo sendo chamado de Miguel, que significa “quem é como Deus?”, tendo um sentido retorico, ou seja, a resposta é “ninguém”.

Só que, os defensores que Miguel é Jesus traduzem seu nome como sendo “igual a Deus” e isso é um erro. Seu nome não quer dizer isso.

Se separarmos as palavras que trazem a junção da expressão no hebraico, ficaria assim: (Mikhael -  Mi= quem, kha= como e El= Deus).

Mas o importante não é isso, pois mesmo que o significado fosse esse, não é o nome que faz a pessoa e sim a pessoa que dá sentido ao nome.

Assim, os atributos não fazem de Miguel em Jesus e os atributos de Cristo não podem ser os de Miguel, senão vejamos:

1-    Miguel é um anjo, da classe arcanjo, sendo que estes não passam de espíritos ministradores (Hebreus 1:14);

2-    Os anjos estão sujeitos a Cristo (I Pedro 3:22);

3-    Jesus não foi criado e sim gerado, Miguel é uma criatura (Colossenses 1:16);

4-    Miguel não pode ser adorado (Colossenses 2:18). Os próprios seres angelicais sabem disso (Apocalipse 19:10 e 22:8-9);

5-    Os anjos no entanto, adoram a Cristo (Hebreus 1:16).

Poderia citar outras coisas mais, porém quero ir para outro ponto.

O livro de Daniel é o lugar onde mais vemos este arcanjo aparecendo, como um guarda do povo judeu.

Em Daniel 12:1 vemos que este se levantará para proteger o povo de Deus na época da grande tribulação (Jeremias 30:7), porém isso não quer dizer que ele é o Messias, mas sim fará algo para proteção de Israel até o retorno de Jesus (Zacarias 12:10 e 14:4).

Tanto adventistas como testemunhas de Jeová, confundem muito isso. Assim como a Pérsia, Grécia e outros reinos da terra tem seus principados como os citados em Daniel (espíritos malignos que dominam estas regiões), Miguel é apenas um príncipe, só que do povo de Deus, Israel.

Ele é um subalterno de Cristo e não Cristo. Não temos que invocar Miguel em nada, como os católicos o fazem. O único é Cristo!

Vemos que Miguel não pode ser Cristo com o relatado em Judas 9. Quando Miguel diz para satanás, “o Senhor te repreenda”, o mesmo o fez porque os arcanjos estão abaixo dos querubins (satanás era um).

Jesus não está abaixo dos querubins, tanto estes como os serafins lhe prestam culto. Jesus não precisaria clamar alguém superior ao diabo pois o mesmo lhe é superior.

Vemos em Mateus 4:1-10 Jesus expulsando satanás, sem proferir as palavras de Miguel, ele mesmo com sua autoridade expulsou a satanás.

Há muitas passagens é que pelo NOME de Jesus os demônios seriam expulsos.
Por último, quero levantar dois pontos que mais se apegam esses “prestadores de culto a anjos” (algo que Paulo combatia).

Em Apocalipse 12:7 nos diz que Miguel e seus anjos (sob suas ordens) batalharam contra o dragão e o seus anjos (demônios).

Ora, essa batalha não quer dizer que Jesus foi quem lutou diretamente com o diabo sob o nome de Miguel, este apenas foi um comandante numa batalha, como Joabe e Davi, Joabe é quem lutava, porém os louros da vitória eram atribuídos a Davi.

O povo de Deus sempre vence é pelo sangue de Jesus, por causa de Cristo, e vemos isso logo no verso 11 deste texto.

O outro é com relação ao escrito em I Tessalonicenses 4:16, que diz que os mortos ressuscitarão com a voz de Jesus, que será com voz de arcanjo.

Preste atenção, isso não quer dizer em nada que Cristo é um arcanjo, o sentido original nos denota que a voz será “como” voz de arcanjo.

Concluindo então, Jesus é Jesus é Miguel é Miguel, não façamos confusão.

Que Deus vos abençoe e lembre-se dos escritos em II Coríntios 11:4 que diz “para não recebermos um evangelho que prega um outro Jesus” e Colossenses 2:18, para “não prestarmos culto a anjos”.

Artigos relacionados com o tema:
O crente (cristão evangélico) pode ser maçom?
http://templojovemvirtual.blogspot.com.br/2012/09/o-crente-evangelico-pode-ser-macom.html
Falsos profetas, como agem e como identificá-los:

Nenhum comentário:

Postar um comentário