Seja bem vindo

"Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do Senhor. Bem aventurados os que guardam suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos." Salmos 119:1-5



domingo, 22 de setembro de 2013

A idéia da existência de Deus já nasce com o ser humano?


Tão universal era e ainda é hoje a crença na existência de Deus, que muitos teólogos tem concluído deste fato que a idéia de Deus é inata, isto é, existe naturalmente na inteligência do ser humano uma idéia de Deus, não por causa de qualquer instrução de outro ente humano, mas porque o próprio Deus que criou o ser humano depositou dentro dele a idéia de Sua existência. Por isso, se um recém nascido for colocado em lugar onde nunca poderá receber qualquer instrução de outro ser humano, crescerá com a idéia, embora imperfeita, da existência de Deus.

Nos primeiros séculos os homens universalmente consideravam a existência de Deus como uma verdade já admitida. Adão foi admitido livremente à presença divina, e ao mesmo tempo deve ter sentido profundamente na sua ama imaculada a certeza da existência de Deus e de sua perfeição.

Que um fato tão interessante e importante como o conhecimento da existência e da natureza de Deus seria cuidadosamente transmitido de pai para filho por todas as gerações sucessivas desde Adão até Noé, é coisa que se entende e era de se esperar.

É verdade bíblica que o mundo não conheceu a Deus pela sabedoria (1 Coríntios 1:21), e pode-se duvidar que a simples razão humana sem auxilio da Revelação poderia originar a idéia da existência de Deus e muito menos sondar sua natureza.

As mais lisonjeiras teorias dos homens em relação ao que a razão humana se orgulha de ter conseguido a este respeito não passam de meras hipóteses e conjecturas. Em período algum da história humana há exemplo de filósofo que manifestasse a pretensão de ter adquirido a idéia primitiva da existência de Deus por meio de investigação racional.

Entretanto, é evidente, à vista do que afirma as Escrituras, que rodeados como nos encontramos pela luz da revelação em todo o seu esplendor, ou mesmo como em geral acontece com as nações pagãs apenas auxiliadas pelo vislumbre da tradição, podemos ver nas obras da natureza através das nossas faculdades racionais no mundo que nos rodeia, numerosas provas que demonstram a existência de Deus.


(manual prático de Teologia – Eduardo Joiner)


Artigos relacionados com o tema:
Alerta: as diferenças entre o islã e a fé judaico-cristã
Macumba evangélica:
Falsos profetas, como agem e como identificá-los:
Jesus Cristo homem - José Luis Miranda, a nova seita que exalta o 666:

Nenhum comentário:

Postar um comentário