Seja bem vindo

"Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do Senhor. Bem aventurados os que guardam suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos." Salmos 119:1-5



terça-feira, 3 de dezembro de 2013

A raiz da desobediência


Esta é uma palavrinha antônima de obediência, que nos faz discernir que se trata de um princípio também de rebeldia.

Ora, a desobediência tem como raiz a não submissão.

Isto nos remete ao exemplo dado pelo rei Saul, que andava segundo suas convicções, rejeitando sempre a vontade de Deus.

Em 1 Samuel 15:3-8 vemos o desprezo de Saul com as ordenanças de Deus, seu superior, quem o escolheu e o habilitou como chefe em Israel, assim, tudo quanto Deus lhe ordenasse, deveria ser cumprido a risca.

Antes mesmo deste episódio, Saul já tinha demonstrado desagradar a Deus, com seu próprio senso de justiça, não sabendo confiar em Deus, cometeu pecado ao desobedecer aquilo que o Senhor tinha proposto (1 Samuel 13:8-14).

No primeiro texto vemos este desobediente rei negligenciando a ordem divina, não aniquilando tudo, especialmente, poupando a vida do rei dos amalequitas.

No entanto, se formos para o texto que está em 1 Samuel 22:18-19, após a rejeição total a Saul e a unção de Davi, vemos que este não poupou os sacerdotes de Deus, nem seus filhos, nem seu gado, jumento e outras coisas mais.

Diante disto, vemos que Saul não era obediente a Deus, por não ser de Deus. Ele era guiado por seus instintos e não queria se submeter a Deus, aquele o ungiu.

Quem não quer se submeter a vontade de Deus, de uma forma ou outra, lutará contra a obra do Senhor (é claro que sabemos o fim destes).

Diante disto, a desobediência vem com a insubordinação a autoridade, não querer acatar ordens de alguém que lhe é superior.

Como pessoas que somos, ou seja, seguidoras do evangelho, não podemos achar que ao desobedecermos uma autoridade, tudo ficará “legal”.

Davi, mesmo sabendo da exclusão de Saul da presença de Deus, sempre soube respeitar a autoridade deste, mesmo sendo um péssimo rei, e pior, injusto, nunca ousou lhe desrespeitar.

A consequência disto, foi que sei reino permaneceria e fora escolhido como precursor do Messias.

Quem sabe obedecer, tem honra, quem gosta de desobedecer, receberá a desonra.


Que Deus vos abençoe.

Outros artigos:

Um espírito forte e fraco

Vasos para honra e desonra


Ao final veja os assuntos mais acessados do blog.

2 comentários:

  1. paz samuel, admiro muito suas argumentações, sobretudo, pelo mesmo Cristo que sirvo. Por motivos que, é uma febre no mundo todo, eu gostaria de ler um artigo com sua posição em relação ao UFC, o qual é envolvido o MMA, mix de artes marcias, bem como, lutadores brasileiros, dentre eles uns que professam a fé em Jesus. Fico no aguardo abs e fica na Paz.

    ResponderExcluir